sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SOBRAL: GREVE DOS AGENTES DE SAÚDE


Os servidores de nível médio da Saúde do Estado do Ceará e agentes de Saúde iniciarão greve no dia 2 de fevereiro de 2012.
Os mesmos seguem o exemplo de outras categorias como professores e militares e querem pressionar fortemente o governador Cid Gomes.
Os servidores e agentes exigem um salário digno e um PCCS que reconheça as necessidades salariais e de crescimento profissional dos servidores.
Na cidade de Sobral, a assembléia geral dos agentes de saúde aconteceu em um dos auditórios do Centro de Convenções.
Agentes de Saúde da cidade de Sobral e de alguns municípios da região, estão legalizando o processo de greve em nossa cidade.









Curso Pesquisa Documentária para Profissionais da Saúde na modalidade de Educação a Distância



O Telessaúde Ceará, através do NUTEDS/UFC, oferecerá o curso Pesquisa Documentária para Profissionais da Saúde na modalidade de Educação a Distância.

A produção científica, nos dias atuais, tem alcançado proporções gigantescas, causando dois tipos principais de preocupação: como facilitar aos profissionais de diversas áreas do conhecimento o acesso à informação e como permitir escolher com segurança o que realmente pode ser considerado relevante à pesquisa. Dessa forma, também com o advento da internet e as possibilidades documentais que ela oferece, o desenvolvimento de estratégias de pesquisa documentária se tornou essencial para que pesquisadores adquiram competências para a busca e uso da informação confiável e exata.

O objetivo do curso Pesquisa Documentária para Profissionais da Saúde é capacitar profissionais para realizar com eficácia os procedimentos da pesquisa científica. Abordará temas como Sociedade da Informação, Fundamentos da Comunicação Científica, Fontes Gerais e Especializadas da Informação na Área da Saúde, Metodologia do Trabalho Científico, Normalização e Recursos Tecnológicos que podem ser empregados na elaboração da pesquisa.

O curso terá a carga horária de 48 horas/aula. As inscrições serão gratuitas.
Público alvo: Profissionais que atuam na área da saúde no estado do Ceará.
Número de vagas limitado.
Período de inscrição: 21 de Dezembro a 20 de janeiro de 2012.
Início do curso: 23 de janeiro de 2012.
Conclusão do curso: 19 de fevereiro de 2012.

PROJETO PROPÕE REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM



A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã da última quarta-feira (16), o Projeto de Lei 2295/2000, que reduz a carga horária de trabalho dos profissionais da Enfermagem de 40 para 30 horas semanais. A medida vai beneficiar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta altera a Lei 7.498/86, que regulamenta as atividades profissionais da categoria.

Em março, o deputado Décio Lima (PT) havia encaminhado requerimento à mesa diretora da Câmara dos Deputados pedindo a inclusão da matéria na pauta de votações.
A proposição foi feita atendendo à manifestação de profissionais de enfermagem de Santa Catarina, que estiveram em Brasília buscando apoio para a aprovação do projeto.
Estimativas do Conselho Federal de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, da Federação Nacional de Enfermeiros e das confederações dos Trabalhadores na Saúde e em Seguridade Social mostram que o impacto nos hospitais públicos com a mudança da jornada de 40 para 30 horas vai exigir a contratação de 21.965 profissionais de enfermagem com um custo anual de R$ 259, 4 milhões.
Dados do Coren – Conselho Regional de Enfermagem apontam que há, no Brasil, 1,3 milhão de trabalhadores de enfermagem, todos trabalhando mais de 40 horas semanais. Segundo Décio Lima, projeto com este teor já havia sido aprovado na década de 80, mas foi vetado pelo governo federal na época.

A proposta, já aprovada em junho pela comissão de Seguridade Social e rejeitada anteriormente pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, será analisada agora pelo Plenário.