quarta-feira, 9 de outubro de 2013

youPIX Pergunta - Qual o papel das redes sociais nos protestos recentes?


Publicado em 21/06/2013 no Youtube - Canal YouPix
Qual a importância das redes sociais para a mobilização dos protestos? http://youpix.com.br
A geração Facebook está mudando?
Reportagem: Manu Barem e Gabriel Rufatto.
Imagens e edição: Gabriel Rufatto

Sala Debate 18/06/2013 - Manifestações Populares (parte 2)


Publicado em 19/06/2013 no Youtube - Canal Futura
Nos últimos dias, uma onda de protestos formados por milhares de jovens tomou as ruas de todo Brasil. Os primeiros manifestos surgiram em Porto Alegre, após o aumento das tarifas dos transportes urbanos, mas novas manifestações foram ganhando força em outras cidades. Através das redes sociais, o Movimento Pelo Passe Livre convocou jovens de todo país para irem às ruas. Ontem, uma verdadeira multidão ocupou avenidas das maiores capitais do país. Somente no Rio de Janeiro, mais de cem mil manifestantes reivindicavam não só pela redução do preço dos transportes, mas também por melhorias na educação, saúde e por menos corrupção. Manifestações como essas não eram vistas no Brasil desde 1992, ano do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Os protestos retomam a antiga discussão a respeito da participação popular nas decisões políticas do país. Como os movimentos populares podem influenciar nas decisões do Estado? Qual a importância da participação popular para a garantia de direitos básicos como o acesso ao transporte público? Essas e outras questões são discutidas no programa Sala Debate, que contou com as participações de Carlos Augusto Addor, professor de história da UFF, e Ricardo Ismael, cientista político da PUC/RJ. Por Skype, participa Daniel Guimarães, integrante do Movimento pelo Passe Livre.

Redes Sociais e protestos - Guia do Dia 19/06/2013


Publicado em 19/06/2013 - TV Cultura -
Uma força importante para a realização dos protestos que tomaram conta do país foi a internet. Em particular as redes sociais como o Twitter e o Facebook. Por eles, as pessoas se articularam, divulgaram e receberam informações do que estava acontecendo em tempo real. Para falar sobre o papel dessas novas mídias o Guia do Dia recebe Patrícia Teixeira, especialista em mídias sociais.

sábado, 5 de outubro de 2013

CONFERÊNCIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL 2014





Conferência Mundial de Serviço Social 2014
 
Prazo para envio de trabalhos termina em 16 de outubro!
 
Assistentes sociais que tiverem interesse ainda podem enviar trabalhos para apresentação na Conferência Mundial Conjunta de Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social, que ocorrerá entre 9 e 12 de julho em Melbourne (Austrália).  O evento é promovido conjuntamente pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (AIETS/IASSW), pelo Conselho Internacional de Bem-estar Social (ICSW) e pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS/IFSW).
 
O tema da conferência será “Promover a igualdade social e econômica: respostas do serviço social e do desenvolvimento social”. Também em outubro, no dia 31, terão início as inscrições antecipadas. O Conjunto CFESS-CRESS, nos seus Encontros Nacionais, no âmbito das Relações Internacionais, tem deliberado por incentivar a participação e apresentação de trabalhos científicos, pesquisas, relatos de experiências produzidos e realizados pela categoria.
 
“A participação de assistentes sociais do Brasil é fundamental e uma oportunidade para dar visibilidade à produção e ao trabalho realizado no país. O 42º Encontro Nacional reiterou esta deliberação, entendendo a relevância dos intercâmbios e trocas de experiências, pois os princípios ético-políticos defendidos pela categoria em nosso país não tem fronteiras”, convida a conselheira do CFESS Esther Lemos, da Comissão de Relações Internacionais.
 
Quem tiver interesse em participar ou enviar trabalhos deve acessar o site do evento para conferir os prazos e as instruções de envio. Os trabalhos, que serão analisados pela comissão organizadora do evento, podem ser apresentados em três formatos: apresentação oral, apresentação em slides do programa Power Point ou pôster. Os detalhes sobre cada tipo de formato estão disponíveis no site da conferência.
 
A Conferência Mundial 2014 recebe inscrição de trabalhos com nos seguintes eixos:
 
1) Fortalecer o bem-estar  social e cultural dos indivíduos, famílias e comunidades, promovendo  a resistência, o fortalecimento, a segurança e o respeito;
2) Abordar  as desigualdades e desvantagens em saúde para os indivíduos e as comunidades no mundo;
3) Promover  iniciativas sociais e econômicas  que fomentem a segurança e a proteção;
4) Criar ambientes físicos seguros e sustentáveis;
5) Educar para transformação, direitos humanos e igualdade.
 
As instruções e exigências de formato para envio dos resumos dos trabalhos estão explicitadas no site do evento. Na assembleia da FITS em Estocolmo (2012), foi aprovada a realização de estudo orçamentário para tradução do site para a língua portuguesa, o que ainda não ocorrerá  neste evento. Além de inglês, espanhol e francês, a língua japonesa e a chinesa são idiomas oficiais da Federação. Quem tiver dúvidas pode enviar um e-mail para o endereço sarah@wsm.com.au .
 
A página virtual da Conferência também traz informações sobre a cidade de Melbourne, hospedagem, visto para entrada na Austrália e participação de estudantes.
 
Para mais informações, CLIQUE AQUI.

CREDENCIAMENTO DOS CAMPOS DE ESTÁGIO DO SERVIÇO SOCIAL


Ferramenta possibilitará melhorias na fiscalização profissional 

A fiscalização e a defesa do exercício profissional de assistentes sociais no Brasil são algumas das funções precípuas do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS-CRESS). Nesse sentido, o Conjunto lança agora o novo Sistema de Credenciamento dos Campos de Estágio Supervisionado em Serviço Social.
 
O sistema, que vem sendo discutido entre os Conselhos de Serviço Social desde 2009, é um instrumento de coleta de dados, que possibilitará aos CRESS maior agilidade e aperfeiçoamento do processo de fiscalização do exercício profissional na supervisão de estágio nos diferentes campos Brasil afora.
 
Para quem não sabe, a supervisão direta de estágio em serviço social é uma atribuição privativa de assistentes sociais e possui determinações legais e normativas que a regulam. A cartilha do CFESS Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social traz informações completas sobre essa atividade. (clique aqui para acessar)
 
Atuação dos CRESS
É importante registrar que a primeira ação a ser realizada pelos CRESS será a apresentação do sistema às faculdades e universidades, e a solicitação para que estas indiquem assistentes sociais docentes que serão responsáveis pelas informações, pois estes/as deverão ser cadastrados/as e habilitados/as no sistema pelos próprios regionais.  
 
“Esperamos que, com a nova ferramenta, tenhamos mais agilidade e confiabilidade nos dados fornecidos, de modo a otimizar a fiscalização do exercício da supervisão direta de estágio na profissão, sempre em uma dimensão política e pedagógica de reafirmação de valores e conteúdos que expressem a direção social estratégica da profissão, visando a fortalecer a inserção profissional qualificada e crítica no mundo do trabalho”, explica a coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Juliana Melim.
 
A conselheira do CFESS acrescenta ainda que o envio das informações dos campos de estágio pelos cursos de graduação em serviço social é uma exigência prevista tanto na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93), quanto na Resolução CFESS nº 533/2008 (supervisão direta de estágio).