domingo, 29 de junho de 2014

Coordenadoria de Direitos Humanos do Ceará realizará Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos em agosto/2014 na capital

No dia 08 de maio de 2014 no Auditório do Cred 06 em Sobral ocorreu o Seminário Regional do Projeto Educação em Direitos Humanos com a presença de Ana Paula A. Holanda - Coordenadora Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará. No evento estiveram presentes representantes dos municípios componentes da macrorregião de Sobral.

Nesse evento foram desenvolvidas várias atividades e elaboradas propostas compartilhadas entre as lideranças presentes para a construção e delineamento da Política de Direitos Humanos nos Municípios. Um dos objetivos é a criação dos Conselhos Municipais de Direitos Humanos a nível local.

Em cada Seminário Regional foram eleitos representantes para comunicação e articulações entre os Municípios e a Coordenação Especial de Direitos Humanos do Estado.

Durante o mês de Maio/2014 foram realizados outros Seminários Regionais nas demais Macrorregiões do Estado com intuito de multiplicar as atividades para todo o território cearense.

Roteiro dos Seminários Regionais:

 Macrorregião de Sobral - Ibiapaba: Sobral - 08/05 - Quinta
 Macrorregião do Sertão dos Inhamuns: Crateús - 09/05 - Sexta
 Macrorregião do Maciço de Baturité: Baturité - 14/05 - Quarta
 Macrorregião do Sertão Central: Quixeramobim - 15/05 - Quinta
 Macrorregião do Litoral Leste - Jaguaribe: Aracati - 22/05 - Quinta
 Macrorregião da Região Metropolitana de Fortaleza - Fortaleza - 23/05 - Sexta
 Macrorregião do Litoral Oeste - Itapipoca - 28/05 - Quarta
 Macrorregião de Cariri-Centro Sul - Crato - 30/05 - Sexta 

Representantes dos Seminários Regionais em Direitos Humanos:

Macrorregião de Sobral - Ibiapaba/ Sobral = Ana Patrícia F. Oliveira - Acadêmica de Serviço Social UNOPAR Sobral, Membro da Diretoria da Associação Comunidade Ativa, Funcionária Pública do Centro de Saúde da Família Junco.
Turma de Sobral no Seminário Regional de Educação em Direitos Humanos 08/05/2014.
Ana Patrícia (representante de Sobral) e Ana Paula (Coordenadora do Projeto)
Macrorregião do Sertão dos Inhamuns/Crateus 
Turma de Crateús no Seminário Regional de Educação em Direitos Humanos 09/05/2014.

Macrorregião do Maciço de Baturité/Baturité
Turma de Baturité no Seminário Regional em EDH em 14/05/2014.
Macrorregião do Sertão Central/Quixeramobim
Turma de Quixeramobim  no Seminário Regional em EDH em 15/05/2014.
Macrorregião do Litoral Leste/Jaguaribe - Aracati
Turma de Aracati no Seminário Regional de EDH em 22/05/2014.

Macrorregião da Região Metropolitana de Fortaleza/Fortaleza
Turma de Fortaleza no Seminário em EDH em 23/05/2014.

Macrorregião do Litoral Leste/Itapipoca

Sabrina Florêncio, assessora técnica da COPDH, apresenta a Coordenadoria e o Projeto Educação em Direitos Humanos para o público em Itapipoca em 28/05/2014.

Macrorregião de Cariri Centro Sul/ Crato
Turma do Crato em 30/05/2014.
Fotos dos momentos do Projeto:
Comunicação e Mídia sobre as diretrizes do PNEDH é o tema da palestra do Professor Davi Aragão.













Com a palavra Ana Karine Pessoa falando sobre Direitos Humanos, Mediação e Cultura de Paz.
 
Talita de Fátima, fala sobre a educação não-formal com base no PNEDH. Em Fortaleza/CE.
Lívia Xerez - Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus (NETP).




















Humanos 


















Dia 08 de agosto acontecerá o Seminário Estadual de Direitos Humanos na cidade de Fortaleza, que tem por objetivo aprofundar os temas debatidos nos 08 (oito) seminários regionais anteriores, garantindo a troca de experiências e dos produtos de cada seminário regional, além de articular a criação dos conselhos municipais de direitos humanos nos municípios participantes.  
INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DATA: 08 de AGOSTO de 2014 em Fortaleza/CE
HORÁRIO: 08h00min ás 15h00min.
LOCAL: ROMANOS HOTEL

Contato comigo pelo celular: (88) 93259140 (WhatsApps)
E-mail: patricia_oliver_sud@hotmail.com

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Intensificação da Vacina contra Sarampo em Sobral junho/julho - 2014

























O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, tosse, coriza, conjuntivite e manchas pelo corpo como pequenos pontos brancos/avermelhados.

As manifestações clínicas do sarampo são divididas em três períodos:

• Período de infecção: dura cerca de sete dias, iniciando com a febre, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Do 2° ao 4° dia desse período, surge as manchas, quando se acentuam os sintomas iniciais. O paciente apresenta prostração e lesões características de Sarampo: manchas de coloração vermelha.

• Remissão: caracteriza-se pela diminuição dos sintomas, com declínio da febre. As manchas torna-se escurecidas e, em alguns casos, surge descamação fina, lembrando farinha, daí o nome de furfurácea.

• Período toxêmico: o Sarampo é uma doença que compromete a resistência do hospedeiro, facilitando a ocorrência de superinfecção viral ou bacteriana. Por isso, são freqüentes as complicações, principalmente nas crianças até os dois anos de idade, em especial as desnutridas e adultos jovens.

A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento das manchas, é um sinal de alerta, podendo indicar o aparecimento de complicações. As complicações mais comuns são: infecções respiratórias; otites; doenças diarreicas e neurológicas.
É durante o período das manchas que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20º dia.

















A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal das crianças e dos adolescentes esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida em crianças, aos 15 (quinze) meses com a vacina tetra viral (corresponde à segunda dose (D2) da vacina tríplice viral e uma dose da vacina (varicela). 

Nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) a vacina será intensificada até o dia 18 de julho de 2014. Nesta, sexta, 27/06/2014 será o Dia D do Sarampo.

Os pais precisam levar os filhos que estão com o cartão de vacinação atrasados ou que ainda não completaram o ciclo de 3 doses. As crianças que já tomaram a 1ª dose/Uma dose da vacina contra o sarampo no sábado passado (21/06/2014) nos Postos de saúde devem observar qual a data que devem levar seus filhos para continuar o esquema de vacinação até a 3ª dose.

O sarampo faz parte do calendário de vacinação dos adolescente, inclusive tem espaço na caderneta do adolescente para registro das doses. Salientamos que neste período de junho/julho/2014, o público alvo são as crianças de 06 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Devendo os pais levarem seus filhos a um Posto de Saúde.

Crianças nesta faixa etária (06 meses a menores de 5 anos) que porventura, estejam tomando algum medicamento corticóide, antibiótico ou que estejam com febre e gripe forte, reforçamos que estas crianças precisam terminar seus tratamentos para tomarem a vacina. O período de vacinação irá até o dia 18 de julho de 2014.

Dúvidas: vá a uma Unidade Básica de Saúde ou contacte o seu Agente de Saúde.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Curso de Gestantes do Junco no Bairro Campo dos Velho Março/Junho/2014

Seminário Piauiense de Serviço Social - 27 e 28 de setembro de 2014

Para Fazer sua inscrição - clique aqui.

Reta Final do Curso de Gestantes do Campo dos Velhos em junho/2014

Fotos do último encontro - 04/06/2014 - Tema: Puericultura e Vacinação:


 









































 












O Curso de Gestantes do Junco que acontece no Bairro Campo dos Velhos está chegando ao fim. O encerramento ocorrerá na próxima quarta, dia 18/06/2014 as 16:00 no Salão da Igreja Sagrada Família.
O Curso teve duração de 3 meses com encontros quinzenais as quartas no salão da Igreja Sagrada Família.
Com cronograma de atividades bem diversificado e de interesse das gestantes, veio com o objetivo de complementar os pré-natais e como espaço de diálogo entre as gestantes e profissionais de saúde.

Os encontros do curso eram permeados por brincadeiras e dinâmicas lúdicas ou não sempre dentro do contexto da temática após os conteúdos era ofertado lanche nutritivo as mesmas.
Muitas gestantes participantes tinham a oportunidade de expressar seus sentimentos e ideias sobre os diversos assuntos elencados na perspectiva de evolução.

Os encontros foram ricos de momentos, sentimentos, compreensões e aprendizados mútuos.
Participaram em média, 6 gestantes por encontro, num total de 06 encontros com início em março e terminando em junho de 2014. Tivemos a participação de 25 a 28 gestantes ao longo do curso.
A idade média das gestantes era de 25 anos. 
A área de abrangência da equipe de saúde é o Bairro campo dos Velhos que cobre do Quarteirão do Espetinho na Avenida John Sanford a área adjascente do SuperLagoa. Compreendendo uma área de 35 quarteirões.
Um dos grandes obstáculos a maior frequência das gestantes era o trabalho (muitas eram empregadas), em segundo lugar as gestantes que realizavam pré-natais particulares.
Foi elaborado vídeo contendo as experiências e evolução do aprendizado assim como suas experiências.
Tivemos como profissionais colaboradores: 

Quênia Davd - Terapeuta Ocupacional (Residência Multiprofissional)
Rodlene Vasconcelos - Fisioterapeuta (NASF)
Márcia Macedo - Educação Física (NASF)
Márcia Mendes - Nutrição (NASF)
Ana Patrícia Ferreira - Acadêmica de enfermagem UVA
Ana Patrícia Fernandes - Acadêmica de Serviço Social UNOPAR

Equipe Cuidadora: Suelena Gadelha - Enfermeira do Campo dos Velhos
Agentes de Saúde - Conceição Aragão
                             - Elizete Lima
                             - Helica Santos
                             - Dida Sousa
                            - Zuleica Gama
O encerramento será dia 18/06/2014 as 16:00 no salão da Igreja Sagrada Família. Todas estão convidadas. 
Contato: (88) 93259140
E-mail: patricia_oliver_sud@hotmail.com