quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Iniciado em Modelo EAD Curso De Prevenção Do Uso De Drogas Para Educadores De Escolas Públicas - 2014




O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A execução está sob a responsabilidade técnica da Universidade de Brasília (UnB) por meio do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas/PRODEQUI do Instituto de Psicologia (IP/PCL).
É oferecido na modalidade a distância, entre os meses de março a outubro de 2014, com carga horária de 180 horas.

Tem como objetivo:
  • 1. Capacitar profissionais das Escolas Públicas para trabalharem coletivamente na prevenção do uso drogas, por meio do fortalecimento da escola na promoção da saúde e da educação integral.
  • 2. Contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar no desenvolvimento da política de prevenção do uso de drogas por meio do aperfeiçoamento e implementação dos projetos de prevenção construídos coletivamente e coordenados pelos educadores.

 Apresentação Institucional do Curso:



Para acessar entre em:

As inscrições ao Curso de Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas para até o dia 30 de setembro. Ao todo, são ofertadas 10 mil vagas, para os estados: Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. As vagas são destinadas a gestores, professores e demais atores escolares, mas também há vagas destinadas à reserva social, que inclui agentes sociais e profissionais abaixo citados:
  • Integrante do Conselho Escolar,
  • Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação,
  • Gestor ou técnico de outras Secretarias (estaduais/municipais) (com interface com a educação),
  • Profissional da rede pública de saúde com atuação na escola,
  • Profissional da rede pública de assistência social com atuação na escola,
  • Profissional do sistema de justiça que atua junto aos sistemas de ensino/escola e do Adolescente,           
  • Integrante do Conselho Tutelar.
Os educadores interessados, que ainda desejam se inscrever, continuam cadastrando-se através da instituição de ensino. Preferencialmente, a escola deve indicar o número mínimo de cinco educadores para a realização do curso. Porém, já é permitida a inscrição de um único membro ou um número inferior a cinco educadores, desde que haja, primeiramente, o cadastramento da escola.
Para os candidatos à reserva social, que é destinado 30% do número total de vagas, a inscrição é realizada individualmente. Para isto, é necessário que o interessado informe, no formulário eletrônico, dados pessoais como: nome completo, CPF, endereço e a função social que exerce.
Assim como as inscrições, o início do curso também foi adiado, com previsão para começo em 15 de outubro de 2014. A formação é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), gratuita e 100% online.
Por recomendação do Ministério da Educação (MEC), o curso passa a ser ofertado em 6 (seis) meses e não mais 3 (três) meses como proposto no lançamento. No entanto, foi mantida a carga horária de 180 horas, sendo 120 horas referentes aos módulos teóricos e orientações para desenvolvimento do projeto e 60 horas para a elaboração do projeto e implementação de ações preventivas no contexto escolar.
Toda a carga horária do curso acontece por meio da modalidade a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Solar, desenvolvido pela própria UFC. O objetivo do aperfeiçoamento é contribuir para que cada escola pública exerça a promoção da saúde e o fortalecimento da prevenção do uso de drogas como política pública no contexto educativo.
Os formulários eletrônicos, editais, aditivos, notícias e outras informações estão disponíveis na página: www.pse.virtual.ufc.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário