quinta-feira, 30 de abril de 2015

CONVITE: COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL EM SOBRAL 2015



















CONVITE 

Estendemos o convite a todos os acadêmicos e profissionais de Serviço Social de Sobral e região para participação de movimento social estudantil de rua “PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE: VAMOS FALAR DE NÓS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL”, que ocorrerá no dia 16 de maio de 2015 (sábado) a partir das 08:30, na Praça de Cuba localizada a Rua Coronel Rangel, Centro da Cidade. Este local foi escolhido devido a sua contextualidade histórica e cultural. A Praça de Cuba é fruto do Convênio de Cooperação Cultural e Científica celebrada entre Sobral e Havana/Cuba como símbolo e instrumento de conscientização e de mobilização dos povos das Américas nas lutas contra a colonização e pela independência dos seus países.  

Assim oportunizar a população o conhecimento sobre o Serviço Social como meio de valorização e respeito como categoria profissional. A atividade será organizada pelos estudantes do 5º período de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Polo Sobral/CE em parceria com atores sociais, empresas e visa reunir acadêmicos e profissionais de Serviço Social para mostrar quem somos, nossa importância e qual o seu fazer. Teremos concentração na Praça de Cuba com distribuição de panfletos para a população de Sobral. 
Além disso queremos fortalecer e valorar nossa categoria.

Contamos com o apoio e a presença de todos e solicitamos que confirmem interesse em participar do movimento através do 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Edital para Seleção dos Novos Membros do Conselho Tutelar de Sobral

 a boa conselho
Começam nesta segunda (27) as inscrições para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar Municipal no quadriênio 2016/ 2019. O edital foi publicado no Impresso Oficial do Município e é de cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sobral. As inscrições vão até o próximo dia 22 de maio.

Os interessados em fazer parte do conselho, devem obedecer aos requisitos exigidos no edital, tais como: reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir em Sobral, ter escolaridade, mínima, do ensino médio completo, ter experiência comprovada na área e ter conhecimentos básicos de informática.

Após as inscrições, os candidatos passarão por capacitação no mês de junho. A escolha dos conselheiros, titulares e suplentes, será feita em outubro de 2015 e a posse em janeiro de 2016.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Saiba mais: (88) 3611-3729 ou 3611-2826










terça-feira, 21 de abril de 2015

Serviço Social e Politica

Fonte: Disponível em: < http://sindladrilhos.com.br/brasil/marco-entre-a-ditadura-e-a-democracia-constituicao-de-1988-completa-25-anos >. Acesso em: 4 mar. 2015.


Nesta Constituição se reconheceu que o poder popular pode ser exercido de duas formas, sendo a participação pela democracia participativa e outra pela eleição, esta última também chamada de democracia representativa, ou seja, podemos escolher os nossos representantes pelo voto. Este direito e poder é tão importante que consta logo no início, no Paragrafo Único, do Artigo 1º, da Constituição Federal de 1988: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” (BRASIL, 1998, p. 11).

Quando falamos de democracia participativa e representativa, nós sabemos o que é e a diferença entre elas?
A Democracia Representativa
A democracia representativa é a mais antiga e a mais conhecida no Brasil. È o sistema no qual o povo, de tempos em tempos, vai a uma sessão eleitoral e escolhe um candidato. Este candidato, quando eleito, representa quem nele votou e todos os demais cidadãos brasileiros por um determinado período no poder executivo ou legislativo. Pelo menos é assim que diz a lei.
QUESTÃO PARA REFLEXÃO

Você enquanto cidadão lembra em quem votou nas últimas eleições? Acompanhou o seu mandato? Sabe quais foram os projetos de lei apresentados? Qual a conduta de quem você votou que está te representando e representando todos os brasileiros?
Até hoje ainda se ouve a justificativa de que a democracia representativa é viável já que é impossível reunir todos os eleitores, em um mesmo local, todas as vezes que necessitar de uma tomada de decisão.
Em tese, na democracia representativa, as decisões não são decididas diretamente pelo cidadão, mas sim pelo representante eleito. A princípio, deveria ser como expressa a imagem abaixo. O eleito, representante da população, deveria ser a extensão dos desejos desta.
Fonte: Disponível em: < http://www.peripeciaspsicologicas.com.br/2013/06/o-gigante-de-fato-acordou.html >. Acesso em: 4 mar. 2015.
Democracia Participativa
A democracia participativa, também chamada de democracia deliberativa, possibilita a intervenção direta do cidadão nas tomadas de decisão dos assuntos que se referem a toda população. Neste modelo a democracia é realizada por alguns instrumentos de manifestação popular, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, todas essas formas estão garantidas no artigo 14 da Constituição Federal.
A democracia participativa deve ser mais do que a participação em uma eleição. O que conquistamos com a CF de 1988 é a ampliação dos direitos políticos; é a aproximação e participação direta da população por meio das organizações nos processos de decisões que afetam o interesse geral.
Esta Constituição assegurou, entre seus princípios e diretrizes, “[...] a participação da população por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis” (Art. 204 - BRASIL, 1998, p. 135).
Isso significou que a população pode e deve participar das decisões sobre as políticas sociais e ainda participar no controle da gestão, ou seja, a forma como essas políticas são elaboradas, implantadas e implementadas.  Os espaços de participação são vários, como os Conselhos Gestores, Orçamentos Participativos, Conferência Temáticas, ouvidorias e outros.
Os conselhos gestores são um dos espaços criados para o exercício do direito da participação com instâncias municipais, estaduais e nacional. Os diálogos nestes espaços não são livres de conflitos, pelo contrário, é o espaço onde devem aparecer os interesses e o direito de debate e onde a maioria decide, e não mais o poder executivo. O que foi decidido, o que se delibera, vira resolução e tem força de lei.

SAIBA MAIS

Você sabe onde se encontram, na Constituição Federal de 1988, os dispositivos que garantam a participação?


O artigo 14 estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal (...) e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;
II – referendo;
III – iniciativa popular.” (BRASIL, 1998, p. 24).
Art. 195: “Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados” (inciso VII - BRASIL, 1998, p. 129).
Art. 198, inciso III: “as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com a seguintes diretrizes: participação da comunidade.” (BRASIL, 1998, p. 131).
Art. 204: “As ações governamentais na área de assistência social serão (...) organizadas com base nas seguintes diretrizes:
II -  participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis”. (BRASIL, 1998, p. 135).

Curso de Extensão para o Serviço Social: Controle Cidadão 120h











segunda-feira, 13 de abril de 2015

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃ O DE PESSOAL TREVO DE QUATRO FOLHAS - 01/2015

Instituto Trevo de Quatro Folhas abre inscrição para Seleção Pública


O Instituto Trevo de Quatro Folhas torna público e convoca para processo seletivo de recursos humanos para execução das atividades do PROJETO CASA ACOLHEDORA DO ARCO: CUIDANDO DA MÃE E DO BEBÊ - APOIO ÀS CRIANÇAS DE MÃE USUÁRIAS DE CRACK NA GARANTIA DO DIREITO À VIDA E À FAMÍLIA que seguirá as especificações deste Edital.
 

sábado, 11 de abril de 2015

Pela aprovação do projeto de lei n.º 5278/2009 - PL piso salarial de assistentes sociais



Pela aprovação do projeto de lei n.º 5278/2009 - PL piso salarial de assistentes sociais

Por que isto é importante

Esse é um direito pelo qual a categoria de assistentes sociais no Brasil, que tanto luta cotidianamente para garantir o acesso a direitos e a políticas públicas pela população usuária do serviço social, está na luta, diante do grande número de profissionais que recebem baixos salários, em um sistema capitalista que precariza as condições de trabalho. Sigamos na luta pelo piso salarial da categoria!

Nós, abaixo-assinados, reivindicamos a aprovação, pelo Congresso Nacional, e a sanção, pela Presidência da República, do projeto de lei n.º 5278/2009, que tramita na Câmara dos Deputados, e que institui o piso salarial de R$ 3.720,00 (a ser reajustado no mês da publicação da lei) para uma jornada de trabalho semanal de 30 horas para a categoria de assistentes sociais no Brasil! Aprovação já! Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) - Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
CLIQUE AQUI E ASSINE


CONVITE para participação de movimento social estudantil de rua “PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE: VAMOS FALAR DE NÓS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

















CONVITE

Estendemos o convite a todos os acadêmicos e profissionais de Serviço Social de Sobral e região para participação de movimento social estudantil de rua “PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE: VAMOS FALAR DE NÓS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL”, que ocorrerá no dia 16 de maio de 2015 (sábado) a partir das 08:30, na Praça de Cuba localizada a Rua Coronel Rangel, Centro da Cidade. Este local foi escolhido devido a sua contextualidade histórica e cultural. A Praça de Cuba é fruto do Convênio de Cooperação Cultural e Científica celebrada entre Sobral e Havana/Cuba como símbolo e instrumento de conscientização e de mobilização dos povos das Américas nas lutas contra a colonização e pela independência dos seus países.  Assim oportunizar a população o conhecimento sobre nossa profissão como meio de valorização e respeito como categoria profissional. A atividade será organizada pelos estudantes de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Polo Sobral/CE e visa reunir acadêmicos e profissionais de Serviço Social para mostrar quem é o profissional assistente social, sua importância e qual o seu fazer.     Teremos concentração na Praça de Cuba e após seguiremos em marcha até o Beco do Cotovelo onde será feita distribuição de panfletos para a população de Sobral. Anterior ao Dia D do assistente social (16/05/2015), estaremos nos organizando e pedindo espaço nas rádios para breve fala sobre a data e a importância de nossa categoria. Contamos com o apoio e a presença de todos e solicitamos que confirmem interesse em participar do movimento através do E-mail: patrícia_oliver_sud@hotmail.com e/ou através do WhatsApps: (88) 93259140.