Relatório indica que índices de repetência e abandono da escola no País são os mais elevados da América Latina
Elevados índices de repetência e de abandono da escola
no Brasil foram apontados em relatório da Unesco SÃO PAULO - Com
índices de repetência e abandono da escola entre os mais elevados da
América Latina, a educação no Brasil ainda corre para alcançar patamares
adequados para um País que demonstra tanto vigor em outras áreas, como a
economia. Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos
de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e
Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa,
principalmente no ensino básico.
O
relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999
e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%)
é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da
média mundial (2,9%). O alto índice de abandono nos primeiros anos de
educação também alimenta a fragilidade do sistema educacional do
Brasil. Cerca de 13,8% dos brasileiros largam os estudos já no primeiro
ano no ensino básico. Neste quesito, o País só fica à frente da
Nicarágua (26,2%) na América Latina e, mais uma vez, bem acima da média
mundial (2,2%).
Na avaliação da Unesco, o Brasil poderia se
encontrar em uma situação melhor se não fosse a baixa qualidade do seu
ensino. Das quatro metas quantificáveis usadas pela organização, o País
registra altos índices em três (atendimento universal, igualdade de
gênero e analfabetismo), mas um indicador muito baixo no porcentual de
crianças que ultrapassa o 5º ano.
Segundo o relatório,
seria necessário cobrir um déficit de US$ 16 bilhões para atingir essas
metas, acabando com o analfabetismo, que hoje atinge cerca de 759
milhões de adulto no mundo, e possibilitando que as mais de 140 milhões
de crianças e jovens que continuam fora da escola tenham a oportunidade
de estudar.
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