REFLEXÂO POLITICA: VLT CAUSA ACIDENTES EM SOBRAL
Em um teste para reconhecimento do trecho que deverá percorrer quando este estiver em pleno funcionamento, eis que o meio de transporte urbano coletivo, o trem urbano, também chamado de metrô de Sobral, causou o primeiro acidente, derrubou poste em um dos trechos da avenida John Sanford, e também causou um acidente entre um carro e uma ciclista onde o mesmo para não encostar seu retrovisou no trem desviou e empurrou a ciclista longe causando o acidente.
(Imagem Plantão alerta).
Reflitam conosco:
É bom ele mencionar o uso de bicicletas. Na nossa realidade as bicicletas estão sendo praticamente banidas da paisagem urbana. Será que ele não notou que as ciclovias estão sendo destruídas para dar passagem ao trem "da alegria" ??.
Os defensores do VLT citaram:
“Em Sobral ainda não existe caos no trânsito. Terá sim, mais tarde, se não houver um estudo e planejamento a ser seguido ao longo de seu crescimento urbano. Aí quero ver a população reclamar…”A pessoa que disse isso, anteriormente disse isso:
“Caos em TRÂNSITO existem em cidades mal planejadas.”
Na Sobral onde vivemos o trânsito é caótico e não conseguimos enxergar o planejamento já citado. Será que há uma outra Sobral em um Universo paralelo? Do ponto de vista dos físicos teóricos sim! Lá deve ser bem melhor do que este Universo. Mas como fazemos para ir prá lá? Devia ter perguntado isso à pessoa que escreveu essa pérola lógica!
Sempre tentando passar para quem lê a idéia de que “se é bom para a Europa é bom para Sobral”, ou seja, se eles europeus podem conviver com um trem desses andando dentro da cidade, por que nós, sobralenses não podemos?? Diante dessas afirmações comecei a pensar que já devem estar cheios de serem chamados de Estados Unidos de Sobral e agora querem ser a Europa do Sertão do Ceará.
Sobralenses críticos falam e é bom ouví-los:
José da Silva: Acabei de ler o Edilson Aragão num comentário pedindo calma e comparando a obra do VLT de Sobral com a do Metrô da capital alencarina. Se tem uma coisa que acho curioso nas falas dos defensores do Projeto do VLT são as comparações. Vivem a comparar Sobral com cidades europeias nas quais o VLT convive harmoniosamente com a população. Será mesmo que cabe este tipo de comparação?
Pensatorio d'a Lucta: Sei que a desinformação é a mãe de muitas desgraças, mas faz meses que clamo para que algum entendido no projeto do VLT de Sobral me responda à pergunta formulada acima e até hoje o que recebo é respostas do tipo: “VAI SER BOM”. Mas nunca um argumento mais convincente que seja embasado em algum estudo técnico (Será que houve mesmo estudo?). Outros costumam dizer que será necessário o povo se educar no trânsito para que possamos desfrutar dos benefícios do VLT. E para estes faço a seguinte pergunta: Não seria melhor primeiro educar as pessoas para o trânsito e depois implantar o VLT? Pelo visto o VLT está sendo vendido para aqueles que o defendem como um mecanismo de educação das pessoas. Será mesmo??? Será que o VLT como instrumento de educação será mais eficiente?
José da Silva: O
mais curioso é quando eles dizem que o VLT estava previsto no Primeiro
Plano Diretor da cidade. E aí me vem outra dúvida: se estava, por que
então fizeram aquelas ciclovias que agora não existem mais para dar
passagem ao trenzinho da alegria?
Perguntas não respondidas:
1. Quais são as características e funcionalidades do VLT?
2. Como é a estratégia de desobstrução do trânsito?
3. E que efetiva solução é essa para cidades que sugerem verdadeiros e intensos colapsos na crescente aglomeração de veículos em suas vias?
Os defensores do VLT inistem que o VLT não concorrerá com o trânsito da cidade…
Por acaso, no trecho da John Sanford que é mão única o VLT não vai compartilhar uma faixa de trânsito da via?
Ou será que quando ele estiver passando por lá esse trecho da via será interditado?
E caso seja, isso não afetará o deslocamento daqueles que de carro ou moto desejam se dirigir ao bairro do junco, cohab III e adjacencias???
Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário