segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atividades em Comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Sobral

O que é?

O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O termo costuma ser usado de modo generalizante e pouco preciso.
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
Política pública de saúde mental é um processo político e social complexo, composto de participantes, instituições e forças de diferentes origens que acontece em diversos territórios. É um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, e é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da política avança, passando por tensões, conflitos e desafios.
Com o passar dos anos, começou então a discussão e luta pela implantação de serviços de saúde mental no Brasil. Foi ai então que surgiram as primeiras instituições, no ano de 1841 na cidade do Rio de Janeiro, que era um abrigo provisório, logo após surgirem outras instituições como hospícios e casas de saúde. Somente agora no final do século XX é que a militância por serviços humanizados consegui às primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial os CAPS .

 
 Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família Andreia Lima e Kate Vasconcelos no movimento.


Em Sobral, a Secretaria da Saúde e Ação Social, sob  coordenação da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental realizou nesta ultima sexta feira, dia 18/05/2013, as 18:00 h, na Praça do Abrigo, atividades em comemoração ao dia Nacional de Luta Antimanicomial. O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, é comemorado em todo o país devido as lutas pela reformulação da assistência em saúde mental, que vem acontecendo em todos os cantos do Brasil, mudando de um sistema excludente, centrado em internações hospitalares e na visão biomédica, para um sistema extra-hospitalar, multidisciplinar e com participação da comunidade, priorizando a humanização do atendimento e o respeito à cidadania dos usuários fundamentada nos princípios e diretrizes do SUS  e da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Em Sobral, o processo de Reforma Psiquiátrica teve início mediante a implantação de uma Rede de Atenção Psicossocial em julho do ano 2000 – à 12 anos. A Rede é composta pelos serviços: CAPS Geral II Damião Ximenes Lopes (especializado no tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes), CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) Francisco Hélio Soares (especializado no tratamento de pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas), um Serviço Residencial Terapêutico (SRT), uma unidade de internação psiquiátrica (UIPHG) no Hospital Dr. Estevam Ponte Ltda e um ambulatório de psiquiatria, para cobertura regional, localizado no Centro de Especialidades Médicas. Tais serviços articulam-se entre si e com as 48 equipes da Estratégia Saúde da Família, com Saúde Mental Comunitária e Associação Encontro dos Amigos da Saúde Mental.
A Rede de Atenção Psicossocial de Sobral caracteriza-se por uma atenção humanizada, de qualidade, compromissada com a ampliação do acesso das pessoas com transtornos mentais e com uso abusivo de álcool e outras drogas a outras políticas de inclusão social, evitando assim a estigmatização, cronificação e exclusão social de seus usuários.
Para comemorar a data, trabalhadores da saúde, usuários e membros da comunidade realizaram diversas atividades na Praça de Cuba, das 8h às 13h, sábado 19/05/2013.  Entre as atividades,  aconteceram oficinas de artesanato, massoterapia, atividades físicas grupais e esclarecimentos sobre as doenças mentais.


Vários profissionais da saúde na Praça do Abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário