segunda-feira, 6 de maio de 2013

POR QUE A CIÊNCIA QUE TRATA DAS DIVERSIDADES HUMANAS - A ANTROPOLOGIA - É IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL?




Porque para trabalharmos com a questão social devemos ter conhecimento das características da sociedade brasileira, considerando sua diversidade sociocultural com embasamento histórico, analisando as demandas sociais considerando os interesses dos segmentos populacionais e respeitando as singularidades.

Como está a Antropologia brasileira hoje?

A Antropologia, em seus primórdios, foi basicamente interdisciplinar e integradora. Com o acúmulo de novas informações, de caráter diverso, tem havido uma tendência cada vez maior para a especialização em determinada subárea. No caso do Brasil, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia estão muito mais voltados à Antropologia Social ou Cultural do que às outras subdisciplinas (Arqueologia, Linguistica, Física/Biológica). 

Em que medida a diversidade cultural contribui ou prejudica as relações sociais?
A diversidade cultural positivamente contribui para o enriquecimento da cultura, a singularidade dos grupos sociais, a dinamização das relações e o fortalecimento da unidade do homem.
Como ponto negativo da diversidade cultural temos as relações baseadas nas dificuldades de aceitação ou de etnocentrismo, de intolerância como preconceito, discriminação seja a nível etnico, de genero, socioeconomico. Essas relações negativas estão pautadas na não aceitação do outro, como ele é e do não conhecimento do mesmo.  Assim como a cultura determina, essas relações ela também é determinada pelo homem, ou seja, a cultura humana condiciona a visão de mundo e comportamento do homem, mas ela pode ser reconfigurada. 

Qual é a visão do "homem branco" a respeito dos povos indígenas? Uma visão relativizada ou etnocêntrica?
R - Baseado nas pesquisas e artigos cientificos lidos, posso dizer que há uma dicotomia sobre as relações dos povos não indígenas e os povos indigenas. O homem "branco" desenvolveu as duas visões tanto a relativizada como a etnocentrica. Estratificando estatisticamente, há uma porcentagem maior nas relações de etnocentrismo. Justifico que o indio pertence a uma minoria, hoje, brasileira. A pouco tempo foi criado o Direito Indigena, legislação que ampara essa minoria em sua identidade socio-cultural, garantia e preservação de suas terras, etc. Citando Rodolfo Farah em Direito e Antropologia [online]: pensar a humanidade formada por seres que compartilham uma mesma e única natureza, como uma coisa só; de outro lado, compreender e definir essa natureza humana em relação à diversidade sócio-cultural produzida como sua marca distintiva e necessária." (FARAH, R. Direito e Antropologia. 2005). No lado relativista, há etnólogos, antropologos, naturalistas, cientistas sociais que defendem essa diverdidade indigena, admitem que a miscigenação brasileira passou pela base indigena e que esses povos são seres humanos merecendo todas as prerrogativas que a legislação estende aos cidadaos brasileiros. Ao final toda discussão retoma ao ponto de partida, a cultura. Por que não aceitar, ou ao menos respeitar os povos, sociedades e grupos diferentes? 

REFERENCIA

FARAH, Rodolfo. Direito e Antropologia. 2005. Disponívem em . Acesso em 02 maio 2013.    

 ASSASSINATO DE CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA do youtube com o link: http://www.youtube.com/watch?v=Y3YUO98f000  é extremamente estarrecedor você perceber que existem tantos comportamentos diversos e cruéisem nosso paíse não me restrinjo somente aos índios. Uma tribo indígena que mata suas próprias crianças, pois acreditam que são deficientes por possuirem espíritos malignos e que a unica solução é enterrando-as vivas. Pode ser por esses comportamentos advindos de sua cultura que são tão excluídos ou violentados em seus direitos. Uma índia indignada (Muadi) com o comportamento adotado em sua tribo preferiu abandonar seu povo a sacrificar sua filha que nasceu com deficiencia mental, tão cruel quanto o infanticídio foi a luta travada por esses índios frente ao Congresso Nacional em Brasília (Lei Muadi) a fim de extender os Direitos Humanos como proteção de suas crianças e alguns parlamentares (deputado do PT - AM) em resistência, afirmar que a Declaração dos Direitos Humanos não vale para indígenas, a Constituição Brasileira não vale para indígenas é um desvario absurdo! Fiquei indignada pois isso acontece com mulheres, crianças, jovens, negros, índios, pobres necessitando  buscar o poder público e as instâncias maiores para socorro ter sua luta reduzida ou anulada!