Preencher um currículo na internet inclui, na maioria das vezes, indicar as redes sociais que você participa. As empresas de seleção e bancos de currículo já possuem como campo obrigatório o perfil do candidato nas redes sociais. É uma prova de que o empregador de hoje leva em conta mais do que a formação técnica; é preciso uma boa rede de relacionamentos e ainda um comportamento adequado dentro das redes. Nos departamentos de recursos humanos, essa ferramenta também é observada durante o processo de avaliação.
“Quando você precisa de um determinado profissional, o primeiro passo é selecionar os currículos que atendem às especificações da vaga; em seguida você vai detalhando o que esse profissional tem a oferecer a empresa e quais são suas metas; o próximo passo é dar uma olhadinha nas redes sociais que o candidato participa e observar tanto o que ele escreve quanto o que escrevem sobre ele. Não é um fator determinante, mas me possibilita ter uma visão mais global de quem é a pessoa que estamos querendo contratar“, diz Carla Barbosa Sobrinho, coordenadora de RH.
As redes sociais são comparadas a uma mesa de bar, onde se pode conversar tudo. Mas se essa ferramenta pode ser acessada até pelo chefe, qual a melhor maneira de se portar? Já existem na internet alguns manuais. A dica mais importante é sempre utilizar o bom senso. Postar apenas aquilo que você falaria se estive conversando pessoalmente. Não se esconder demais para que sua identidade não fique perdida, e ao mesmo tempo não se expor em demasia com problemas particulares. O que sai numa rede social não pode ser apagado definitivamente. Mesmo se for, basta que uma pessoa tenha feito a impressão da página que ficou apenas 1 segundo no ar, e a mensagem estará eternizada. É possível ainda oferecer um serviço nas redes sociais, mas sempre de forma direta e objetiva, não pedindo um emprego, mas dizendo claramente o que você sabe fazer e que está disponível no mercado.
Para saber…
No Brasil, o Orkut ainda é a rede social mais utilizada. O Facebook e o Twitter também tem acessos constantes. E está surgindo o Google Plus, uma ferramenta parecida com o ‘Face’. Tem ainda as redes especificas, como o Skoob, para os amantes da leitura, o Linked in, para relacionamentos profissionais, e o Myspace, para quem gosta de música e filmes.
DICAS DE ETIQUETA NA MÍDIA SOCIAL
1. Escreva corretamente as palavras, deixando claro o sentido das frases com cuidado na utilização de letras maiúsculas e minúsculas. Letras maiúsculas podem dar a impressão de um grito; e cuidado com a pontuação, para evitar uma interpretação errada.
2. Nunca divulgue informações confidenciais, sejam pessoais ou profissionais.
3. Evitar debates abertos de assuntos polêmicos como religião, futebol e política. É possível manifestar a opinião, mas sempre sem adjetivos.
4. Seja sempre verdadeiro. O uso de máscaras afeta a imagem que fica nas mídias sociais, e pode refletir na sua vida profissional.
5. Tenha cuidado ao comentar fotos, lembre-se que tudo que é postado será lido por todos os seus amigos e seguidores.
6. Tudo que é postado numa rede social fica e pode não ser mais apagado, servindo inclusive como prova. Por isso não se comprometa, e leia tudo antes de confirmar.
7. Seja sempre objetivo nas imagens, mas com cuidado para não ser grosseiro.
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